Com o fim das férias escolares chegando, é hora de arrumar a rotina dos pequenos

Já se passaram dois meses de muita brincadeira, descanso, casa dos avós, viagens, parques, passeios e muita diversão. O tempo é ideal para repor as energias e aproveitar sempre o máximo de todas as experiências. Porém, com o fim das férias é preciso organizar a rotina para que o relógio biológico entre em perfeito funcionamento.

Nas próximas semanas o período letivo será iniciado e as crianças começam a acordar cedo novamente, ter tarefas e horários para almoçar, jantar, brincar e dormir. O ideal é habituar a criança aos horários pelo menos uma semana antes das aulas começarem. Então, se a criança precisa ir para a cama às 20h e nas férias ela dorme apenas depois das 22h, ela precisa ir dormindo gradativamente mais cedo para não ter um choque e acordar muito cansada, ou continuar dormindo e não ir para a escola.

É importante também deixar combinado com as crianças a importância de respeitar esse processo, já que o corpo precisa retomar os hábitos. Dependendo da idade os pais podem incluir a criança em determinadas tarefas, para que haja responsabilidade com as suas coisas. O pai, mãe ou cuidador pode orientar que a criança tire o seu uniforme e indique que precisa ser lavado, cuide bem do seu material, mantenha o quarto organizado – e até mesmo com as tarefas da casa, como tirar o prato depois do almoço e colocar na pia e dependendo da idade até mesmo lavar o prato e os talheres-, são dicas simples, mas que fazem bastante diferença na construção da personalidade e ajudam no desenvolvimento dessa criança.

Para recuperar a rotina, os pais podem oferecer atividades pedagógicas como leituras por exemplo, para espantar um pouco da preguiça. Para quem ainda não foi alfabetizado, desenhos para colorir são sempre indicados. Para os maiores, praticar redação é uma boa dica, o responsável pode fazer um primeiro parágrafo e orientar para que a criança continue o resto do resto, pensando sempre em um começo, meio e fim para essa história.
Portanto, papai e mamãe mãos a obra porque o ano de 2018 está só começando.

About the author: Dr. Rodrigo Felgueira

Leave a Reply

Your email address will not be published.